Uma formação de professores da Escola de Pesca iniciou-se hoje, como parte do Programa de Capacitação do Projeto GMAP – Acesso ao Mercado dos Produtos da Aquacultura Moçambicana (MAMAP), implementado pela Agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e financiado pela Agência Norueguesa para a Cooperação e Desenvolvimento (Norad). A Escola de Pesca é uma instituição do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas dedicada ao ensino técnico profissional e vocacional para o sector pesqueiro.  O programa decorre de 15 a 19 de Abril de 2024 e combina três dias de visitas práticas de campo com dois dias de formação teórica. 

Durante a formação, os professores participantes serão capacitados em diversos aspectos relacionados à aquaicultura, incluindo sistemas de produção intensiva de camarões, algas e moluscos, métodos de transformação e conservação de produtos aquícolas, e ainda biossegurança aplicada nas farmas. Esses conhecimentos e habilidades são essenciais para que os professores possam melhorar o ensino e aprendizagem das disciplinas de aquacultura e pesca artesanal na Escola de Pesca. 

Esta capacitação decorre no contexto do programa do GMAP/MAMAP, o qual tem como objetivo apoiar a cadeia de valor da aquacultura para acesso ao mercado, fortalecendo a qualidade e a conformidade com as normas do setor em Moçambique. Ao focar na cadeia de valor da aquacultura, reconhecida pelo seu grande potencial, o MAMAP busca impulsionar o crescimento e a sustentabilidade dessa indústria crucial para o País. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *