Uma delegação moçambicana do Ministério da Agricultura e Pescas (MAAP) e membros do colaboradores do Projecto GMAP estão a participar activamente da 4ª Conferência e Exposição Internacional do Capítulo Africano da Sociedade Mundial de Aquacultura (AFRAQ2025), que decorre esta semana, de 24 a 27 de junho, em Entebbe, Uganda.

A presença do país no maior fórum de aquacultura do continente foi viabilizada pelo apoio crucial da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), através do seu projeto “Acesso ao Mercado de Produtos da Aquacultura Moçambicana” (MAMAP).

Sob o lema “Aquacultura em Ascensão”, o evento reúne mais de mil especialistas, investidores, académicos e representantes governamentais de todo o mundo. A delegação moçambicana está a aproveitar esta plataforma estratégica para apresentar o potencial e os avanços do setor aquícola nacional, em linha com a recém-lançada Estratégia de Economia Azul do país.

Os representantes de Moçambique têm como principais objetivos a partilha de experiências, a identificação de soluções inovadoras para os desafios do setor e, crucialmente, a atração de novos investimentos e parcerias. A participação ativa nos painéis de discussão e na feira de exposições serve para posicionar Moçambique como um destino promissor para o investimento na indústria azul.

O projeto MAMAP, implementado pela UNIDO em parceria com o MAAP, visa precisamente fortalecer a competitividade das PMEs do setor, tornando esta conferência um palco ideal para alcançar os seus objetivos de acesso a novos mercados e tecnologias. A expectativa é que os contactos e conhecimentos adquiridos durante esta semana em Uganda se traduzam em novas oportunidades e num impulso significativo para a aquacultura sustentável em Moçambique.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *