MAPUTO, Moçambique – 21 de Julho de 2025 – A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), através do seu projecto Acesso ao Mercado para Produtos da Aquacultura Moçambicana (MAMAP) financiado pela NORAD, arrancou hoje, em parceria com o Instituto Nacional de Inspecção do Pescado (INIP), com uma formação de quatro dias para 20 oficiais do INIP. A capacitação tem como objectivo central fortalecer a conformidade do sector com os requisitos internacionais para a exportação de produtos da aquacultura.

A formação, que decorre de 21 a 24 de Julho em Maputo , é uma resposta directa à necessidade de desenvolver a cadeia de valor da aquacultura em Moçambique, um sector de grande potencial. Os participantes, provenientes de diversas províncias, estão a aprofundar conhecimentos essenciais em sanidade de animais aquáticos, meios de transmissão de doenças, legislação e metodologias de controlo e inspecção sanitária.

Na abertura oficial do evento, Lúcia Santos, Directora do INIP, destacou a importância da iniciativa: “Esta formação é de extrema importância. Ao capacitar os nossos inspectores, estamos a investir directamente na soberania e segurança alimentar, e a posicionar Moçambique como um exportador de produtos de aquacultura seguros e de alta qualidade no mercado global. O conhecimento adquirido aqui será replicado a nível provincial, garantindo um impacto nacional.”

Jaime Comiche, Representante da UNIDO em Moçambique , sublinhou o impacto concreto da parceria: “Quero aqui destacar o apoio contínuo que o projeto tem dado ao Laboratório de Inspeção do Pescado (LIP) para a execução do Plano de Monitorização de Resíduos e Contaminantes. Esse apoio, que viabilizou o envio de amostras para laboratórios acreditados internacionalmente, foi crucial para manter o estatuto de Moçambique como país aprovado para a exportação de produtos da aquacultura para a União Europeia. Este é um sucesso que pertence a todos vós e que prova o valor desta colaboração.”

Durante os quatro dias, serão abordados seis módulos principais, incluindo biologia de animais aquáticos, diagnóstico de doenças, prevenção e controlo, sustentabilidade e actos de inspecção da gestão sanitária.

Sobre o MAMAP: Financiado pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad), o projecto Acesso ao Mercado para Produtos da Aquacultura Moçambicana (MAMAP) visa apoiar o desenvolvimento da cadeia de valor da aquacultura para o acesso ao mercado, através da melhoria da capacidade de conformidade com as normas de qualidade do sector em Moçambique.

Sobre a UNIDO: A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) é a agência especializada das Nações Unidas que promove o desenvolvimento industrial para a redução da pobreza, a globalização inclusiva e a sustentabilidade ambiental. A sua missão é promover e acelerar o desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável (ISID) nos seus Estados-Membros.

Sobre o INIP O Instituto Nacional de Inspecção do Pescado (INIP) é a autoridade competente em Moçambique responsável pela inspecção, licenciamento e certificação de produtos da pesca e aquacultura, garantindo a sua qualidade e segurança para o consumo nacional e para a exportação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *